Como cuidar de suas plantas no frio.

Você sabe quais são os cuidados necessários com as plantas no inverno e como garantir que elas não fiquem expostas ao frio? Pois é para ajudar você a assegurar a saúde da sua horta na estação das baixas temperaturas vamos mostrar algumas dicas para proteger o seu cultivo!

Algumas espécies de plantas e flores sentem mais a chegada do frio. Ipê roxo, pata de vaca, primaveras, camélia, azaléia e gardênia são mais fortes e ficam até mais bonitas no inverno.
 

No inverno costumam perder as folhas, entrando em um estado semelhante à hibernação. Nesse período, elas diminuem a velocidade de crescimento para acumular energia e voltar saudáveis na primavera. Porém, seja qual for o estilo de planta que você tem na sua casa ou jardim, alguns cuidados são essenciais.

As dicas são simples, fáceis de seguir e importantes para a sobrevivência e bem-estar da natureza.

Plantas de dentro

A água deve diminuir para plantas que vivem em ambientes internos, como apartamentos ou o interior das casas. Não é para deixar de regar, mas diminuir a quantidade, pois água em excesso pode favorecer o desenvolvimento de fungos.
 
Plantas de fora
As plantas que vivem no lado de fora das casas, necessitam de uma maior quantidade de rega, pois a estação do frio normalmente é a menos chuvosa do ano. É preciso tomar cuidado com os fungos que se proliferam no frio, principalmente quando o inverno for chuvoso e com muita serração como está ocorrendo nos últimos dias.

Mas você sabe quais são os cuidados necessários com as plantas no inverno e como garantir que elas não fiquem expostas ao frio?

 
Cuidar de plantas no frio.
 

Cultive plantas resistentes ao frio

Essa não é necessariamente uma dica de cuidado, mas uma orientação que pode fazer com que a sua horta continue produzindo bem mesmo na estação mais fria do ano. Afinal, ao plantar espécies que são resistentes a esse clima, você minimiza os riscos de estragos causados pelas baixas temperaturas e garante a produtividade, já que as plantas estão adaptadas e não sofrem com o frio.

Proteja as plantas da geada

Até mesmo as plantas que precisam do frio para crescer podem ser prejudicadas pela geada, que se forma quando a temperatura do ar fica abaixo do ponto de congelamento da água, que é 0°C. Dessa maneira, cristais de gelo se formam sobre as superfícies, o que, no caso dos vegetais, pode congelar a seiva das plantas e impedir o funcionamento adequado das células, prejudicando o desenvolvimento dos vegetais.

Tenha cuidado com a rega

Também é preciso ter cuidado com o fornecimento de água para as plantas no inverno. Isso porque, como a evaporação da água é reduzida por causa das baixas temperaturas, o solo demora a secar mais do que no verão. Assim, se a irrigação ou rega ocorrer na mesma intensidade, a terra pode ficar muito encharcada, colocando em risco a saúde do cultivo.

Pode e adube com moderação

No frio, as plantas que não são adaptadas a esse clima têm um desenvolvimento lento, o que gera mais dificuldade para crescer. Por isso, se houver folhas e ramos doentes ou secos, você pode fazer a poda deles para que essas partes não acabem consumindo os nutrientes do restante da planta. Se a sua região sofre com geadas, porém, tenha cuidado para não podar demais.

Nesse período, as plantas não precisam da mesma intensidade de adubação que é feita nas estações mais quentes. Afinal, como o metabolismo é mais lento nessa época, elas não conseguem absorver muitos nutrientes e eles acabariam sendo desperdiçados depois da aplicação. Por isso, o ideal é fazer uma adubação cerca de 30 dias antes do inverno.

Você tem alguma dica para nos mandar ou precisa de ajuda para salvar o seu jardim?

Entre em contato com a gente! contato@delartgarden.com.br

Utilizamos cookies para uma melhor experiência do usuário, clique em aceitar ou conheça nossa política de privacidade
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

× Como posso te ajudar?