As suculentas são um grupo de plantas e os cactos são de uma família do grupo das suculentas. Por essa razão, existe o conceito de que todo cacto é uma suculenta, mas nem toda suculenta é um cacto. Só para se ter uma ideia, existem cerca de 22 mil espécies de suculentas, sendo 2 mil só de cactos!
As suculentas são plantas que em geral conseguem sobreviver à falta de água e luz, e são capazes de armazenar água nas raízes, caules, troncos ou folha, característica esta que as protege das altas temperaturas e do clima seco das regiões da África e da América, onde surgiram. A principal diferença entre suculentas e cactos é que os cactos possuem aréolas – pequenos círculos salientes de onde nascem rebentos, espinhos e flores.
Os cactos são uma das espécies que não possuem folhas, e somente algumas dão flores quando adultos, geralmente uma vez por ano, na mesma época. A planta possui uma estrutura que permanece fechada sob sol forte, e sua pele é bem espessa e revestida, tudo para perder o mínimo de líquido possível.
Nem todas as plantas que mantêm água dentro da sua estrutura são cactos. Essa característica também é comum às plantas suculentas. A diferença é que os cactos têm apenas caule e espinhos e as suculentas também têm folhas e nem sempre espinhos.
Cuidados na hora de plantar suculentas e cactos
Entender o processo de plantio de uma suculenta ou cacto em um vaso não tem muito mistério. Até porque já sabemos que são independentes, ou seja, não requerem manutenções frequentes, graças as suas características de armazenar água.
Se optar por deixar a água no fundo do prato, tome cuidado para que não se transforme em criadouro do mosquito transmissor da dengue e outras doenças. O ideal é deixar o recipiente sempre limpo.